Medidas de Poupança e Boas Práticas – Sistemas solares térmicos
Os sistemas solares térmicos são sistemas que utilizam a energia solar para produção de águas quentes sanitárias (para além de permitirem também aplicações mais avançadas para a climatização de edifícios).

  1. O primeiro passo para a instalação de um sistema solar térmico passa pela avaliação da disponibilidade solar na cobertura do edifício. Procure o apoio de um profissional para avaliar a capacidade estrutural da cobertura, bem como a possível orientação do colector.
  2. Ao pedir propostas para a instalação de um sistema solar térmico procure colectores solares térmicos com o selo Solarkeymark, um sistema Europeu voluntário do CEN/CENELEC que assegura a qualidade dos componentes do sistema.
  3. O sistema solar térmico não responde a 100% das necessidades de água quente, pelo que não dispensa a instalação de um equipamento de produção de água quente convencional. Procure junte de um profissional a melhor solução e opte por equipamentos convencionais de elevada classe energética.
  4. Os sistemas solares térmicos podem ser de circulação natural, o chamado kit termossifão em que o depósito está acoplado ao colector, ou de circulação forçada, em que o depósito está separado do colector e é necessário um sistema de bombagem para circular o fluido. No caso dos sistemas de circulação natural equipado com uma resistência elétrica no depósito o sistema deve apresentar etiqueta energética. Escolha um sistema classe A e tire o máximo proveito do seu sistema solar.
  5. Se optar por um sistema misto de produção de água quente, isto é, uma solução constituída por um equipamento convencional e por um sistema solar térmico, exija a etiqueta energética do sistema misto, assegurando-se assim que escolhe uma solução eficiente.
  • Ao estabelecer um contrato de manutenção, faça-o preferencialmente com uma empresa com alguns anos de mercado e com boas referências. Procure que seja mantida na instalação um livro de registos de todos os atos de manutenção com data, nome do profissional, atos de manutenção praticados.

Sabia que...

  • A instalação de sistemas solares térmicos para aquecimento de água sanitária nos edifícios novos de habitação é obrigatória sempre que haja exposição solar adequada;
  • Portugal é o país Europeu com maior disponibilidade solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmeter