Medidas de Poupança e Boas Práticas – Poupança de Água
    1. Instale dispositivos de redução de fluxo nas torneiras e chuveiros de sua casa. O conforto de um duche revigorante mantém-se a a conta da água reduz.
    2. Opte por utilizar torneiras misturadoras, monocomando ou termoestáticas, que permitem diminuir o consumo por utilização já que permitem a redução do desperdício até a água ter a temperatura desejada.
    3. Tome duche em vez de banho de imersão. Se optar por um banho de imersão gasta cerca de 180 litros de água, ao passo que num duche só despende de 60 litros se demorar 5 minutos.
    4. As descargas de autoclismos correspondem a cerca de 31% do consumo de água da habitação. Opte por autocolismo de dupla descarga que lhe permitem a realização de descargas de maior ou menor volume consoante as necessidades.
    5. Opte por lavar louça e roupa com os programas eco, conducentes a menor consumo de água.
    6. Utilização da máquina apenas com carga completa, os programas de meia carga gastam mais de metade de água e energia do que programas de carga completa.
    7. Guarde a água de lavar frutas e legumes para regar as suas plantas, de prefrência ao amanhecer ou ao final do dia para evitar a maior evaporação de água.
    8. Verifique periodicamente as torneiras e dispositivos de utilização de água para identificar e reparar eventuais fugas de água.

Sabia que...

  • Também é possível escolher dispositivos de utilização de água com base no seu desempenho. O Sistema de Certificação e Rotulagem de Eficiência Hídrica de Produtos, gerido pela ANQIP, classifica entre A++ e E produtos consumidores de água como autoclismos, chuveiros e sistemas de duche, torneiras e fluxómetros e outros dispositivos. Procure produtos classificados e selecione os mais eficientes. Poupa na sua fatura da água e o ambiente agradece.
  • A etiqueta energética das máquinas de lavar roupa e louça indica, para além da classe de eficiência energética, o consumo de água anual previsto, L/annum (considerando 220 ciclos de lavagem em diferentes programas a carga total e parcial).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmeter