Medidas de Poupança e Boas Práticas – Janelas Eficientes
Janelas eficientes são janelas que, pelas suas características, contribuem para aumentar o isolamento térmico e acústico das habitações, melhorando assim as condições de conforto e habitabilidade.

Ao considerar a substituição das suas janelas tome atenção a:

  1. Caixilho, ou seja a moldura do envidraçado, que pode ser de alúminio, PVC ou madeira.
  2. Vidro. Os vidros duplos são a solução mais usada e ao escoher o tipo de vidro deve ter em atenção o indice de transmissão térmica (quanto menor o indice melhor o vidro), bem como o factor solar (quanto menor o fator solar menos radiação solar atravessa o vidro) do vidro.
  3. Orientação das janelas. A solução de janelas para sua casa não é idependente da orientação das mesmas. Por exemplo para janelas orientadas a Sul deve seleccionar vidros com menor fator solar, para que a divisão orientada a Sul aqueça menos no Verão.
  4. Segurança. As janelas são uma das entradas em sua casa. Se habita em pisos térreos as ferragens deverão ser adequadas e os vidros e caixilhos reforçados.
  5. Abertura. As janelas podem ser de correr, batente, oscilo-bastente, guilhotina, projectante, entre outros. Escolha a que melhor se adapta à sua solução sabendo que em termos energéticos, regra geral, as janelas de correr poderão ter um desempenho inferior às restantes por terem maior permeabillidade ao ar.

No final da obra:

  1. Garanta que recebe a documentação obrigatória sobre a marcação CE da janela, bem como a etiqueta energética da janela e respectiva etiqueta de registo que deve estar fixada no caixilho da janela. A referência aí constante pode ser utilizada no website do SEEP para verificar as caracteristicas da sua janela.
  2. Inspecione os vedantes e assegure-se de que estão correctamente instalados.
  3. Certifique-se que recebe o garantia de pelo menos 5 anos.

Sabia que...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmeter