Medidas de Poupança e Boas Práticas – Aquecimento Ambiente
O aquecimento ambiente é responsável por 20% do consumo de energia numa habitação. A grande maioria das habitações Portuguesas recorre a soluções de aquecimento elétricas, económicas aquando do investimento mas com fraco desempenho energético ao longo da sua utilização.

  1. Ao selecionar o sistema de aquecimento que mais se adequa à sua casa avalie as soluções para aquecimento centralizado por radiadores ou piso radiante ou para aquecimento individual nas divisões a aquecer.
  2. As soluções de aquecimento central mais frequentes no mercado são: bomba de calor; caldeira ou recuperador de calor e salamandras. Procure aconselhamento técnico para selecionar a melhor solução para a sua habitação.
  3. No momento da seleção do aquecedor ou sistema de aquecimento verifique a etiqueta energética e prefira soluções mais eficientes. Quer os aquecedores individuais, quer sistemas de aquecimento que recorram a aquecedores convencionais integrados com controladores de temperatura e/ou sistemas solares térmicos devem apresentar etiqueta energética.
  4. Na estação de aquecimento mantenha a temperatura da sua habitação entre os 18º e os 20º. Nos quartos a temperatura pode variar entre os 15º e os 17º.
  5. Avalie as suas necessidades de aquecimento ambiente e de produção de água quente antes de selecionar a solução de aquecimento. Existem no mercado soluções combinadas, que permitem a produção de calor ambiente e água quente sanitária, e que podem ser mais económicas.
  6. Nos sistemas de ar-condicionado e sistemas centralizados solicite instalação técnica por profissionais. É essencial garantir o isolamento térmico da rede de distribuição de calor, a existência de um espaço técnico adequado para os equipamentos bem como a existência de pontos de saída para os gases de exaustão.
  7. Não se esqueça da manutenção periódica dos sistemas. Uma manutenção adequada do seu sistema de aquecimento permite poupanças de energia e garantir as condições de salubridade e segurança.

Sabia que...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmeter